O efeito novidade é um fenômeno psicológico que explica como o cérebro humano pode ser minucioso com a questão de se sentir renovado e pronto para voltar ao trabalho. Pesquisas mostram que seu desempenho em uma tarefa melhora quando uma nova tecnologia ou processo são introduzidos. O resumo é este: nós melhoramos na hora que o nosso cérebro se interessa pelo novo processo que acabou de chegar.

Na década de 30, uma busca por iluminação otimizada em fábricas revelou que não era um tipo específico de lâmpada que levava os operários a ter turnos mais produtivos. O simples ato de trocar a lâmpada é que estimulava os operários a trabalhar mais por um tempo limitado depois da troca.

Então, mesmo se não pudermos dar um tempo de verdade ou aprender uma nova habilidade, podemos aprender como descansar a mente ou revigorar o cérebro ao disfarçar nossa rotina de trabalho com pequenas novidades.

O jornalista Clive Thompson turbina a produtividade dele usando uma estratégia ativa de ‘efeito novidade’ ao mudar seus aplicativos e rotinas regularmente. A natureza “temporária” desse efeito é importante: a chave para tirar proveito desse impulso e dos efeitos de neuroplasticidade que ele traz é continuar mudando os fatores a ponto de não ter nem tempo de se acostumar com a presença deles:

“O ponto central é: o efeito novidade não é uma farsa. Não é ilusão. Realmente temos impulsos genuínos de criatividade ou produtividade quando experimentamos uma ferramenta nova.”

Sem dúvida, é importante tirarmos umas boas férias em lugares novos. Mas, enquanto isso não acontece, para lutar contra a canseira da produtividade diária, podemos começar a aprender um novo idioma ou a costurar ou, até mesmo, a cozinhar.

 

 

 

Referências:

Como descansar a mente sem precisar parar de trabalhar. Disponível em: https://blog.trello.com/br/como-descansar-a-mente. Acessado em 16/02/20.