Uma coisa é fato: nossa mente é cheia de distrações. Geralmente, fazemos nossas tarefas cotidianas no “piloto automático” enquanto pensamos nas coisas que temos para fazer ou em situações que aconteceram.

Estamos constantemente preocupados com o futuro, lembrando do passado ou pensando em mil coisas ao mesmo tempo. Tudo isso faz que com não vivamos plenamente conscientes das coisas que estamos fazendo e com a cabeça longe do momento presente.

E você sabia que usar o mindfulness para sair desse estado ajuda a viver uma vida mais consciente?

Mindfulness é o termo usado para um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que nos ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro nos afetarem, tornando nossa mente mais desperta e saudável. O objetivo dessa técnica é sair desse estado de falta de consciência e viver uma vida consciente do momento presente, dos nossos sentimentos e sensações.

Nosso cérebro está sempre em busca de prazer e conforto. Por isso, quanto menos decisões conscientes nós tomarmos, menos energia mental gastamos e, consequentemente, mais conforto sentimos.

O mindfulness vai ajudar justamente a perceber quando entramos nesse “modo zumbi” e vai nos ajudar a sair dele. No início parecerá desconfortável, mas depois é transformador.

Para atingir essa condição, a pessoa deve se concentrar por alguns momentos em seu próprio corpo, suas experiências, pensamentos e sensações. Envolve o processo de autocompreensão e auxilia para que, mesmo em momentos complicados, seja possível refletir antes de reagir, abrindo espaço para que escolhas e desafios sejam feitos de forma mais consciente.

Além disso, passa a ser possível manter o controle sobre as próprias emoções, auxiliando no prolongamento do bem-estar e tranquilidade. Pode-se citar ainda o mindfullness como uma das ferramentas para a manutenção da saúde mental e prevenção de transtornos como a ansiedade e depressão, por exemplo.

Ao contrário do que o nome pode indicar, mindfullness não significa esvaziar a mente de qualquer tipo de pensamento, e sim, direcioná-lo para algo específico.

É preciso separar um tempo todos os dias para que a prática vá se tornando parte da nossa rotina e, assim, fique mais fácil de desempenhá-la. Abaixo, deixamos um passo a passo de como começar desenvolver a atenção plena.

1 - Sente-se. É importante estar em um lugar que seja calmo e confortável para você;

2 - Defina um tempo de prática.  Se você está começando, o legal é estipular períodos menores, como 5 ou 10 minutos;

3 - Preste atenção no seu corpo. A posição é indiferente, desde que você esteja estável e confortável;

4 - Sinta sua respiração. Perceba os movimentos do seu corpo à medida que o ar entra e sai.

5 - Perceba quando sua mente divaga. Inevitavelmente, sua atenção irá acabar atingindo outros pensamentos. Quando perceber isso, entenda o motivo e volte a sua concentração para o momento anterior;

6 - Seja gentil com você mesmo. Não fique se julgando ou culpando à medida que os seus pensamentos se perdem. Entenda que faz parte do processo e que o importante é persistir na atenção plena.

 

 

Referências:

Mindfulness (atenção plena): o que é, significado, meditação, curso. Disponível em: https://minutosaudavel.com.br/mindfulness/. Acesso em 10/11/19.

Mindfulness: O que é, quais os benefícios e como praticar. Disponível em: https://escolaconquer.com.br/mindfulness-o-que-e-quais-os-beneficios-e-como-praticar/. Acesso em 10/11/19.

O Que É Mindfullness E Quais Os Benefícios?. Disponível em: http://www.holos.com.br/mindfullness/. Acesso em 10/11/19.