De acordo com alguns dados da Academia Americana da Medicina do Sono, um em cada três americanos adultos têm sintomas de insônia. Além disso, todos os anos, mais de 100.000 acidentes de trânsito acontece em decorrência de motoristas que pegaram no sono atrás do volante. E as consequências da dificuldade para dormir não param por aí. Outros problemas graves, como a hipertensão, diabetes, ataque cardíaco, derrame e depressão, também podem afetar pessoas que sofrem de insônia.

Para acabar com esse mal, algumas pessoas costumam recorrer a remédios, naturais ou receitados, para regular o sono e garantir um descanso adequado. Entretanto, a ciência explica que um bom banho quente pode igualmente ajudar nesse processo.

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas de Houston e da Califórnia, no Estados Unidos, revisou mais de 5.000 estudos sobre o sono e cruzou alguns dados sobre banhos quentes e mornos, como forma de melhorar a qualidade do sono das pessoas. De acordo com os dados, um banho de dez minutos com temperaturas entre 40 a 42 graus pode melhorar significativamente o sono. O levantamento também mostrou que, se o banho quente for tomado de uma a duas horas antes de dormir, isso acelera em 36% a velocidade da pessoa adormecer. E ainda a qualidade da noite de descanso se torna muito melhor do que em noites sem o banho quente antes de dormir.

 

Mas qual é a explicação disso?

O sono e a temperatura central do corpo são regulados pelo relógio circadiano, que é regido pelo hipotálamo, no cérebro. Durante 24 horas, nosso corpo sofre alterações de temperatura e os estudos analisados apontam que a temperatura corporal aumenta de 2 a 3 graus entre o fim da tarde e o início da noite. Antes de dormir, essa temperatura cai entre 0,5 e 1 grau. E, durante o descanso noturno, diminui mais ainda, principalmente no meio e no fim do sono. Perto da hora de acordar, o corpo volta a esquentar – funciona como sinal biológico para nos despertar.

Assim, ao tomar um banho quente, o fluxo sanguíneo do corpo leva calor para a superfície (principalmente mãos e pés) e rejeita calor para o ambiente, o que causa queda na temperatura e faz nosso corpo resfriar mais rápido.

Por isso, tomar banho uma ou duas horas antes de ir pra cama, faz com que quando nós nos deitamos, nosso corpo esteja completamente relaxado e nas condições ideais para iniciar um sono longo e gostoso.

 

 

Referências:

POR QUE UM BANHO QUENTE MELHORA O SONO?. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/111682-por-que-um-banho-quente-melhora-o-sono.htm . Acesso em 20/08/19

 

Tomar banho quente pouco antes de dormir melhora o sono, diz estudo. Disponível em https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/07/tomar-banho-quente-pouco-antes-de-dormir-melhora-o-sono-diz-estudo.html . Acesso em 20/08/19