Se você é acostumado a dormir com alguma luz acesa, o melhor é rever este hábito. Mesmo que deitar na cama na total escuridão seja um problema para muitas pessoas, dormir no escuro é fundamental e traz diversos benefícios à saúde.

De acordo com Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba e especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, o nosso corpo é programado para dormir quando escurece e acordar com a claridade. “A luz à noite pode alterar os ciclos biológicos e a produção de hormônios, como a melatonina e cortisol. No caso da melatonina, ela para de ser secretada e o sono fica superficial, fazendo com que a pessoa acorde facilmente”, explica.

Uma das principais funções da melatonina é a indução ao sono, que atinge seu nível máximo quando estamos dormindo. “Ao escurecer, a substância passa a ser produzida na glândula pineal do cérebro. Esse processo auxilia o organismo em seu preparo para o sono. Ele reduz a pressão arterial, os níveis de glicose e a temperatura do corpo”, pontua o neurologista.

O médico ressalta, também, que a iluminação artificial durante a noite eleva os níveis de cortisol, o que perturba o sono e causa diversos problemas como resistência à insulina e ganho de peso. “As interrupções do sono provocadas pela claridade podem provocar cansaço, irritabilidade, dores no corpo, déficit de atenção, capacidade produtiva reduzida e mau humor”, aponta.

Vale destacar que qualquer claridade, por menor que seja, é capaz de prejudicar o sono. No entanto, usá-la antes de dormir não tem o menor problema. Inclusive, recomendamos uma seção de cromoterapia antes de pegar no sono a fim de potencializar a noite de descanso.

 

Referências:

Por que dormir no escuro é de fato a melhor coisa para ter uma boa noite de sono. Disponível em: https://saude.ig.com.br/2019-08-30/por-que-dormir-no-escuro-e-de-fato-a-melhor-coisa-para-ter-uma-boa-noite-de-sono.html. Acessado em 28/01/20.