E qual o travesseiro ideal?
Dormir com qualidade é garantia não só de bom humor, mas de um funcionamento melhor do nosso organismo como um todo. Especialistas dizem que a melhor posição para dormir é de lado, com os joelhos levemente dobrados e separados por um travesseiro fino.
Além de dormir na posição correta, a escolha de um colchão e travesseiro ideais é muito importante. Os travesseiros muito baixos podem dar dor no pescoço; os muito altos, nas costas; os duros podem machucar, provocando incômodos na cabeça que levam a outro problema: a interrupção rápida e frequente do sono, impedindo o descanso. Por outro lado, a falta do travesseiro resulta em desvios na coluna.
Hoje em dia existem muitos modelos de travesseiros e não existe um modelo ideal para todas as pessoas. Por isso, cada um deve escolher aquele com o qual melhor se adapta. Lembrando que o ideal é que o travesseiro preencha o espaço entre o ombro o pescoço, cuja altura não faça o pescoço subir ou descer demais, mas que mantenha o alinhamento da coluna com o tronco (o pescoço e o ombro devem formar um ângulo de 90°).
Outra dica importante é com relação à higiene do travesseiro. Vamos citar algumas delas:
- Não o exponha o travesseiro ao sol. Em seu interior, há resíduos de pele, gordura e secreções da cabeça, e a elevação da temperatura faz aumentar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias que causam alergias.
- O jeito certo de secá-lo é no vento e luz indireta.
- Travesseiros montados (como os de molas) têm sua estrutura danificada quando lavados. Mesmo o modelo da Nasa (agência espacial americana), feito sobre um único bloco de espuma, não pode receber água porque suas células são muito fechadas e difíceis de secar.
Referências:
Saiba como escolher o travesseiro ideal. Disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/saude/saiba-como-escolher-o-travesseiro-ideal/ . Acesso em 09/10/19.
Saiba como escolher o travesseiro ideal e qual a melhor posição para dormir. Disponível em: https://delas.ig.com.br/casa/2019-04-17/travesseiro-ideal-posicao-dormir.html . Acesso em 09/10/19.
Comentários