Acordar no meio da noite, pensando em algum problema que não conseguiu resolver. Ou sentir dificuldades para dormir um dia antes de um evento importante. Ou, ainda, acordar mais cedo do horário programado no despertador. Esses acontecimentos são mais comuns do que imaginamos e, todos eles, são consequências do estresse presente na nossa vida.

Esse estresse, na maioria das vezes, pode ser inevitável. Entretanto, não devemos simplesmente deixar acontecer. Geralmente ele aparece com situações novas que precisamos solucionar ou nos adaptar, que exigem maior esforço emocional para serem enfrentadas.

A alteração do sono é um dos primeiros sintomas diante de um quadro de estresse. Isso porque nossa mente fica cheia de pensamentos e, ao invés de desligar à noite, nosso cérebro fica maquinando todos os acontecimentos ou problemas do dia.

Abaixo, vamos listar cinco maneiras como o estresse afeta nosso sono e nossa saúde – e algumas dicas do que podemos fazer para amenizar esse problema.

 

1 – Dormimos menos horas quando estamos estressados

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psicologia (APA), 43% dos adultos dizem que o estresse os faz ficar acordados à noite, e mais de 50% dos adultos relatam sentir-se lentos ou preguiçosos depois de uma noite de pouco sono.

Embora não haja um número específico de horas de sono que devemos ter por noite (os especialistas recomendam que seja entre 7 e 9 horas), essa pesquisa sugere que os americanos seriam mais felizes e saudáveis se tivessem, pelo menos, mais 60 a 90 minutos de sono por noite. E a conclusão é que não conseguimos dormir esse tempo quando estamos ocupados pensando em nossos problemas.

 

2 – O estresse atrapalha a qualidade do sono

Não apenas o estresse rouba horas preciosas de sono, como também estraga a satisfação do sono. Aproximadamente 42% dos adultos relatam que têm um sono de baixa qualidade quando estão estressados, segundo a mesma pesquisa.

 

3 - O estresse pode aumentar o risco de insônia

Além de afetar negativamente parte do nosso sono, o estresse pode roubar totalmente o nosso descanso. Os que experimentam estresse constante são mais suscetíveis à insônia, e cada fator de estresse adicional aumenta o risco do distúrbio em 19%, segundo pesquisa recente publicada em "SLEEP".

 

4 – O estresse coloca nosso cérebro em alta velocidade, impedindo que ele seja “desligado”

Quando dormimos, nosso corpo muda do sistema nervoso simpático ativo para o sistema nervoso parassimpático, que é mais calmo. No entanto, isso é interrompido pelo estresse. Quando estamos preocupados demais, nosso sistema nervoso simpático não desliga e o cérebro continua hiperativo, deixando-o totalmente desperto, segundo o doutor David Spiegel, diretor do Centro para Estresse e Saúde da Universidade Stanford.

 

5 – Isso cria um círculo vicioso

Se não tomarmos cuidado, o estresse pode ser o catalisador de um círculo vicioso de noites sem sono: estamos estressados, por isso não dormimos, então a falta de sono nos deixa ainda mais estressados e assim por diante. Segundo a Associação de Depressão e Ansiedade dos EUA, quase três quartos dos adultos dizem que seus problemas de sono causados pelo estresse provocaram o aumento do estresse ou da ansiedade em suas vidas.

 

Mas, então, como evitar que o estresse estrague nosso sono?

 

1 – Cheire um pouco de lavanda

Estudos demonstraram que a essência floral descontrai o corpo e pode até ajudar contra a insônia.

 

2 – Pratique técnicas de desconcentração

Ioga, relaxamento progressivo, cromoterapia, vibromassagens ou meditação: fazer alguns exercícios calmantes antes de ir para a cama pode ajudar a tranquilizar nossa mente.

 

3 – Livre-se de seus pensamentos

Escrever tudo o que estamos sentindo e jogar o papel fora, fisicamente, ajuda a lidar com os problemas. Uma pesquisa mostra que esse truque ajuda a limpar nossa mente de pensamentos negativos.

 

4 – Faça algumas respirações profundas

A inalação e exalação ativa o sistema parassimpático do corpo, é um calmante natural.

 

5 – Considere consultar um especialista em sono

Se nada disso funcionar, procurar a opinião de um profissional é válido. Terapeutas podem ajudar a elucidar o estresse, assim como empregar técnicas como terapia comportamental cognitiva para tratar a insônia.

 

 

Referências:

5 maneiras como o estresse atrapalha o sono (e o que fazer contra isso). Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/lindsay-holmes/5-maneiras-como-o-estresse-atrapalha-o-sono-e-o-que-fazer-contr_a_21665004/ . Acesso em 19/08/19

 

Impacto do estresse no sono. Disponível em: https://www.einstein.br/noticias/noticia/impacto-do-estresse-no-sono . Acesso em 19/08/19