O dia passa e tudo o que você espera é chegar em casa, tomar um banho, relaxar e dormir. Só que na hora de deitar, você vira de um lado para o outro e o sono não vem. Você levanta, toma um leite morno, lê um livro, faz uma massagem relaxante, e nada. Sabia que esse pode ser um sintoma de falta de vitamina D no seu corpo?

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel que pode ser obtido através da exposição solar ou, também, por meio da alimentação. Essa substância é essencial para o corpo humano e sua ausência pode trazer uma série de complicações.

Além de proporcionar um sono mais saudável, a vitamina D é essencial para a saúde óssea, cardiovascular, melhora da imunidade, prevenção de doenças crônicas e até melhora da saúde mental.

No entanto, mais da metade da população mundial, mesmo sem saber, sofre de deficiência dessa vitamina. E quando o descanso da pessoa é afetado pela falta dela, a quantidade e a qualidade do sono são prejudicadas, bem como o seu humor ao acordar.

Cientistas da East Texas Medical Center, após algumas pesquisas, descobriram uma relação importante entre o sono e a falta de vitamina D. Estudos analisaram os padrões de sono e os níveis desta vitamina entre um grupo de homens adultos e descobriram que a deficiência de vitamina D estava associada com o sono interrompido e em menor quantidade. 

O estudo incluiu 3.048 homens com idade igual ou superior a 68 anos. Eles mediram os níveis de vitamina D através de exames de sangue. Já o sono foi calculado através de sensores de pulso, que registraram as medidas do tempo de sono total, o tempo de vigília após o início do sono e a eficiência do mesmo. Entre os participantes, 16% apresentaram níveis baixos de vitamina D. Abaixo, segue o que eles descobriram:

– Esses participantes tiveram tempo de sono insuficiente (menos de cinco horas de sono por noite).

– Eles também apresentaram sono menos reparador. Os níveis de eficiência do sono foram menores do que 70%, sendo que o ideal é de 85% ou mais.

–  Durante o sono, eles apresentaram problemas como: demora no tempo para dormir, pouco sono (menos do que o necessário para o restabelecimento do corpo e da mente) ou sono em períodos fragmentados. 

 

E qual é a melhor forma de obter vitamina D?

A vitamina D pode ser absorvida através da ingestão de alguns alimentos e, também, pela exposição ao sol. De acordo com o Vitamina D Council, a dose diária recomendada é de 1.000 UI por cada 11 quilos, embora um teste sanguíneo seja a melhor maneira de conhecer a sua dose ideal. Um corpo humano saudável utiliza cerca de 3000-5000 UI de vitamina D por dia.

Leite, fígado bovino, peixes (principalmente salmão, sardinha e atum), ostras, cogumelos e ovo são exemplos de algumas fontes ricas em vitamina D.

E para a absorção através do sol, a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta. Por isso, a orientação para ter boas quantidade deste nutriente é expor no mínimo pernas e braços ao sol, sem proteção solar, por cerca de 15 a 20 minutos.

 

 

E você sabia que existe melhor hora para adquirir essa vitamina?

A Vitamina D está inversamente relacionada com a melatonina, o hormônio do sono. Por isso, não faz sentido tomar vitamina D a noite, pois ela vai interferir no descanso da pessoa.

Uma experiência individual pela gwern.net concluiu que a melhor hora para tomar a vitamina D é pela manhã. Usando-a como um indutor do sono, o participante notou que sua dose matinal de vitamina D aumentou o sono REM, que é o período de sono profundo, bem como número de horas de descanso. Depois, o participante começou a tomar a mesma dose à noite, e percebeu que sua qualidade de sono caiu.

 

Para saber como está o seu nível de vitamina D, você pode consultar um médico e averiguar através de exame de sangue. Se o nível estiver abaixo de 30 mg/ml, então você tem deficiência da vitamina. Aumentar sua ingestão ou tomar suplemento ajudará a melhorar o sono e outros parâmetros de sua saúde.

No entanto, existem outras maneiras de melhorar o seu descanso. Elas incluem limitar o tempo que você passa diante do celular e da TV antes de ir pra cama, comer algo leve durante o jantar, deixar o seu quarto o mais escuro possível e recorrer a atividades relaxantes antes de dormir (vibromassagem é sempre uma boa pedida).

 

Referências:

Sabia que a Vitamina D pode melhorar o seu sono?. Disponível em: http://conectesaude.com.br/noticias_det.php?id=432 Acesso em: 05/05/19.

Especialistas esclarecem 12 dúvidas sobre a vitamina D. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/17222-especialistas-esclarecem-12-duvidas-sobre-a-vitamina-d Acesso em: 05/05/19.

FALTA DE VITAMINA D? CUIDADO, ISSO PODE AFETAR SUAS NOITES DE SONO. Disponível em: https://www.vitalatman.com.br/blog/falta-de-vitamina-d-cuidado-isso-pode-afetar-suas-noites-de-sono/ Acesso em: 05/05/19.