O amarelo faz parte das categorias das cores quentes, portanto é uma cor energética, que traz excitação, atenção, concentração, força de vontade. Ela estimula o intelecto e o sistema nervoso central. 

O amarelo representa a luz do sol, a iluminação, a sabedoria, a alegria, o intelecto, a diversão. Por isso, ele contribui para elevar a criatividade e melhorar o humor. É também relacionado com o ouro, a prosperidade e a riqueza.

Além disso, na cromoterapia, o amarelo pode ser usado por pessoas quietas e introvertidas que queiram ter um bom relacionamento interpessoal. O amarelo também age de maneira excitante em pessoas nervosas e é recomendado para ajudar as pessoas a memorizarem melhor. 

O amarelo utilizado nas paredes ou na decoração produz um ambiente antidepressivo, maduro e leve. O amarelo forte não é recomendado para escritórios, quartos e áreas de trabalho. Nestes locais, deve-se usar palha ou creme. Seu uso é recomendado nas antessalas dos apartamentos ou em terraços, onde as pessoas podem passar um tempo para meditar.