O verão está chegando e, com ele, o calor. Para muitos, esse calor todo é sinônimo de noites mal dormidas. Mas por que nós dormimos pior no calor?

Por mais que a temperatura do ambiente varie, a temperatura interna tem que ser constante e perfeita para o bom funcionamento dos órgãos. Por isso, quando está muito calor, nosso corpo se defende "jogando” o calor para o ambiente.

Durante o dia, nossas células trabalham ativamente. À noite, estas células precisam se “recompor” e se “reorganizar” para enfrentar o novo dia. O nosso sono é como se fosse um "faxineiro” que garante a limpeza e a reorganização do nosso cérebro.

No calor, podemos estar exaustos e até dormir. Mas a temperatura ambiente muito alta dificulta as fases 2 e 3 do nosso sono, que são as fases de relaxamento. O corpo fica trabalhando, sem parar, para colocar o calor para fora. Assim, sem passar pelas fases 2 e 3, fica difícil alcançar o sono REM que é essencial para o descanso completo.

Abaixo, vamos colocar algumas dicas para dormir melhor nas noites de calor:

  1. Diminua as luzes do ambiente, pois qualquer ponto de luz é fonte de calor.
  2. Tome bastante líquido algumas horas antes de ir para a cama
  3. Evite exercícios físicos perto da hora de dormir
  4. Tome um banho refrescante antes de dormir
  5. Coloque uma garrafa de água congelada na frente do ventilador
  6. Se o ar condicionado estiver ligado, deixe uma bacia de água ou uma toalha molhada ao lado da cama
  7. Prefira pijamas e roupas de cama de algodão
  8. Embale a fronha e o lençol em uma sacola plástica e deixe-os por alguns minutos no freezer, antes de dormir.

 

Referências:

Por que mesmo cansados não conseguimos dormir no calor?. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/por-que-mesmo-cansados-nao-conseguimos-dormir-no-calor.html. Acesso em 17/11/19.

Como driblar o calor e dormir bem no verão. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/como-driblar-calor-e-dormir-bem-no-verao/. Acesso em 17/11/19.