De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, as pessoas otimistas não só enxergam o lado bom da vida, como também conseguem dormir melhor. A pesquisa foi realizada com mais de 3.500 participantes, entre 32 e 51 anos, e concluiu que as pessoas que costumam encarar a vida de forma positiva não só têm um cotidiano mais leve, como dormem muito melhor do que as mal-humoradas.

Os participantes responderam um questionário, que os pedia para classificar o quanto eles concordavam com afirmações positivas e negativas como “sempre estou otimista sobre o futuro” e “eu dificilmente espero que as coisas funcionem do meu jeito”. Com o resultado do teste, essas pessoas foram classificadas em um grau que ia de 6 (menos otimista) até 30 (mais otimista). A pesquisa também incluiu número de horas dormidas por noite, sintomas de insônia e dificuldade de dormir.

Durante duas ocasiões, em dois anos diferentes, os participantes foram encaminhados até a cidade de Chicago para que dormissem sendo monitorados durante três dias consecutivos. Aqueles que eram otimistas tiveram 78% mais chances de dormir bem. Além disso, 74% tinham menos chances de ter insônia e sono ao longo do dia.

Embora os cientistas não saibam exatamente o mecanismo pelo qual o otimismo influencia os padrões de sono, eles acreditam que a positividade pode atenuar os efeitos do estresse, fazendo com que as pessoas lidem melhor com as dificuldades e, com isso, durmam em paz.

"Os otimistas são mais propensos a se envolver no enfrentamento ativo focado no problema e a interpretar eventos estressantes de maneiras mais positivas, reduzindo preocupações e pensamentos ruminantes quando estão dormindo e durante todo o seu ciclo de sono," disse Rosalba Hernandez, pesquisadora da Universidade de Illinois. Além disso, a pesquisadora destaca que a falta de um sono saudável é um problema de saúde pública. A qualidade ruim do sono está associada com diversos problemas de saúde, como maiores riscos de obesidade, hipertensão e mortalidade.

Os resultados dessa pesquisa foram publicados na revista Behavioral Medicine e a mesma equipe dessa pesquisa constatou que as pessoas otimistas, além de dormirem melhor, têm um coração mais saudável.

 

 

Referências:

Pessoas otimistas costumam dormir melhor, afirma nova pesquisa. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/08/pessoas-otimistas-costumam-dormir-melhor-afirma-nova-pesquisa.html . Acesso em 11/08/19

Pessoas otimistas dormem mais e melhor. Disponível em: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=pessoas-otimistas-dormem-mais-melhor&id=13589. Acesso em 11/08/19