Estudos mostram que alguns mitos sobre o sono estão, não só prejudicando nossa saúde, como encurtando nossas vidas.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova York combinou algumas recomendações encontradas na Internet com as melhores evidências científicas. Com isso, essa equipe espera que, derrubando alguns mitos, nossa saúde e bem-estar sejam positivamente afetados.

 

Mito 1 – Você pode conviver com menos de cinco horas de sono por dia

Trocar horas de sono por um tempo extra no trabalho é muito comum na vida de muitas pessoas. No entanto, os pesquisadores afirmam que a crença de que menos de cinco horas de descanso é saudável é um dos mitos mais prejudiciais à saúde.

"Nós temos evidências extensas para mostrar que dormir cinco horas ou menos de forma constante aumenta muito o risco de graves consequências à saúde", diz a pesquisadora Rebecca Robbins.

Isso inclui doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, além de uma menor expectativa de vida. Em vez disso, ela recomenda que todos devem focar na duração de um sono consistente de sete a oito horas por noite.

 

Mito 2 – Álcool antes de dormir melhora o sono

A história da bebida relaxante é um mito, afirma a equipe, mesmo que seja um copo de vinho, um gole de uísque ou uma garrafa de cerveja.

"Isso pode ajudá-lo a dormir, mas reduz drasticamente a qualidade do seu descanso naquela noite", garante Robbins. O álcool prejudica o estágio de sono REM (sono profundo), que é importante para a memória e o aprendizado. Além disso, o álcool também é diurético, o que fará a pessoa despertar várias vezes para ir ao banheiro.

 

Mito 3 – Assistir à TV na cama ajuda a relaxar

Muitos pensam: "Eu preciso relaxar antes de dormir, então vou assistir a um pouco de TV".

Robbins argumenta que, muitas vezes, ao assistirmos qualquer programa, ao invés de relaxar, ficamos mais agitados ou estressados. E outro problema da TV – junto com smartphones e tablets – é que eles produzem luz azul, que faz com que a produção do hormônio do sono, a melatonina, seja prejudicada.

 

Mito 4 – Se você está lutando para dormir, fique na cama

Muitos pensam que o melhor, no caso de dificuldade para pegar no sono, é ficar contando carneirinhos na cama até, finalmente, conseguir dormir. No entanto, isso não é o melhor a se fazer pois a pessoa acaba associando a cama com insônia.

"Uma pessoa com o sono saudável leva cerca de 15 minutos para adormecer, mas não muito mais do que isso... Certifique-se de sair da cama, mudar o ambiente e fazer algo que seja irracional."

Dica: vá dobrar algumas meias.

 

Mito 5 – Apertar o botão soneca

Quem nunca apertou o botão "soneca" no celular, pensando que minutos extras na cama fariam toda a diferença?

No entanto, a equipe de pesquisa diz que, quando o alarme dispara, o melhor é levantar. A justificativa é que nosso corpo pode até voltar a dormir, mas será um sono muito leve e de baixa qualidade. Em vez disso, o conselho é abrir as cortinas e se expor à luz mais brilhante possível.

 

Mito 6 – O ronco é sempre inofensivo

O ronco é a vibração das vias aéreas em decorrência de uma dificuldade da passagem de ar. Muitas vezes, ele provoca "quebras" frequentes e breves do sono, levando a pessoa a ter sonolência diurna. Além disso, ele até pode ser inofensivo num primeiro momento, mas também pode ser um sinal da apneia do sono.

As pessoas com essa condição têm maior probabilidade de desenvolver pressão alta, batimentos cardíacos irregulares e sofrer um ataque cardíaco ou um derrame. E um dos sinais de aviso é o ronco alto.

 

O nosso sono é uma das coisas mais importantes que podemos fazer nesta noite para melhorar nossa saúde, nosso humor, nosso bem-estar e nossa longevidade. Por isso, devemos ficar atentos a qualquer sinal ou situação que prejudique nosso descanso.

 

 

Referências:

6 mitos sobre o sono que prejudicam a nossa saúde. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/20/6-mitos-sobre-o-sono-que-prejudicam-a-nossa-saude.ghtml Acesso em: 27/05/19.

Mitos e verdades sobre o sono. Disponível em: https://hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Mitos-e-verdades-sobre-o-sono.aspx Acesso em: 27/05/19.