Você já passou por uma sensação, ao dormir, de que não consegue acordar do sonho e seus músculos não se mexem? Mesmo parecendo estar acordado, fica impossível se mexer. Esses sintomas são comuns da chamada paralisia do sono.

Apesar de ser uma sensação assustadora, após alguns estudos, foi possível verificar que não passa de uma falta de sincronização do cérebro com o corpo. Ou seja, a pessoa pode até estar desperta, mas o cérebro entende como se ela ainda estivesse dormindo.

 

O que é essa paralisia, afinal?

Esse tipo de transtorno é mais comum do que parece e pode acontecer em diferentes momentos: logo que a pessoa pega no sono ou antes de acordar. Ao ocorrer essa paralisia, é possível ver ou sentir as coisas acontecendo ao nosso redor, mas sem nenhuma reação do corpo. Esse episódio costuma durar cerca de um a dois minutos e os únicos músculos que permanecem ativos são os músculos oculares e respiratórios.

 

Por que ela acontece?

Dentre as possíveis causas e fatores de risco da paralisia do sono, podemos citar alguns:

- Horários de sono e descanso irregulares;

- Estresse e cansaço elevados;

- Mudanças repentinas na vida da pessoa e/ou durante a rotina.

 

Nem todas as pessoas sofrem com a paralisia. Ela pode acontecer com maior frequência em alguns ou, até mesmo, apenas uma única vez. Entretanto, livrar-se desses episódios nem sempre é fácil. A paralisia do sono tem tratamento e é controlável, mas não tem cura.

A ajuda de um especialista é bastante eficaz no controle, mas alguns passos práticos também podem ajudar bastante. Segue, abaixo:

 

1- Relaxe!

Se, ao acordar, perceber que está em uma paralisia, mantenha a calma. Essa sensação vai passar.

 

2- Procure meditar

A meditação é uma forma de relaxamento, que contribui para ter uma melhor qualidade no sono e na hora do descanso.

 

3- Tenha uma melhor qualidade no sono

Durma o suficiente, opte por um colchão e travesseiro confortáveis e usufrua de recursos relaxantes antes de dormir (cromoterapia, vibroterapia, etc.).

 

4- Tente mover os músculos

A melhor forma de tentar acordar da paralisia é mover os dedos dos pés ou o nariz.

 

5- Faça acompanhamento médico

Apesar de não causar dores ou problemas físicos, a paralisia pode incomodar e dar medo. Portanto, procure um médico para saber o que acontece e as principais causas.

 

 

Referências:

Paralisia do sono: o que é e por que acontece?. Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/paralisia-do-sono-o-que-%C3%A9-e-por-que-acontece/ar-BBJHiqc . Acesso em 11/08/19

Terror noturno e paralisia do sono. Disponível em: https://www.cpapvital.com.br/blog/terror-noturno-e-paralisia-do-sono/. Acesso em 11/08/19