Mesmo com uma higiene de sono adequada, muitas pessoas ainda enfrentam o problema de acordar cansadas. Esse pode ser um indício de um distúrbio do sono muito comum chamado de apneia do sono.

Mas o que é isso?

O termo “apneia” significa literalmente “sem ar” ou “parar de respirar”. Logo, esse distúrbio é caracterizado por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos. A apneia não se trata de um simples ronco. A barulheira noturna é interrompida por engasgos — sendo que muitas vezes o indivíduo nem os percebe enquanto dorme. Essas pequenas pausas na entrada de ar chegam a diminuir a concentração de oxigênio no sangue. E, ao perceber essa parada respiratória, um centro de controle no cérebro dispara um sinal para o indivíduo acordar a fim de obter um pouco de ar e retomar a respiração. Então ele volta a dormir e o ciclo recomeça – isso pode ocorrer mais de 50 vezes a cada hora, mesmo que a pessoa não se lembre de ter acordado.

Por esse motivo – o disparo de sinal constante para acordar e respirar – hora após hora, tensiona demais o corpo de quem sofre com esse distúrbio. Além de aumentar o risco para pressão alta, derrame, arritmia cardíaca e o surgimento de diabetes tipo 2.

Os sintomas da apneia são:

– Ronco

– Respiração ofegante

– Sensação de sufocamento ao dormir

– Sono agitado

– Sonolência ao longo do dia

– Dificuldade de concentração

– Dor de cabeça matinal

Existem três tipos de apneia: A apneia obstrutiva do sono (AOS) – a mais comum, a apneia central do sono (ACS) e a apneia mista do sono. As causas da apneia podem ser as mais variadas (obesidade, amígdalas ou adenoides aumentadas, formato da cabeça, etc.) e conhecer a origem do distúrbio é fundamental para adotar medidas de controle. Se você suspeita que sofre de apneia, o ideal é procurar um médico que fará o tratamento adequado para cada caso.

 

 

Referências:

O que é apneia do sono?. Disponível em: https://www.resmed.com/pt-br/consumer/diagnosis-and-treatment/sleep-apnea/what-is-sleep-apnea.htmlAcesso em: 22/05/19.

Apneia do sono: o que é, como tratar e como prevenir. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/apneia-do-sono-o-que-e-como-tratar-e-como-prevenir/ Acesso em: 22/05/19.