É indiscutível que o sono é essencial para a existência da humanidade. Todo o mamífero, pássaro e a maioria dos répteis, anfíbios e peixes necessitam do sono para viver. Apesar da ciência ainda não ter descoberto totalmente o que ocorre com o corpo no processo de descanso, muitas pesquisas já apontam diversos dados e informações sobre esta nossa atividade diária.

Abaixo, listaremos diversas curiosidades sobre o sono que vale a pena saber.

 

1 – O sono não serve apenas para descansar o cérebro

Além do cérebro recarregar, uma noite de descanso também proporciona vários benefícios. Entre eles, durante o sono as células se reparam e o nosso corpo libera hormônios fundamentais para nossa saúde (Melatonina – hormônio ligado à regulação do sono, TSH – hormônio que estimula a glândula tireóide, Cortisol – funciona como o nosso despertador, Leptina – uma das funções é proporcionar a sensação de saciedade).

 

2 – Nem todo mundo precisa de 8 horas de sono

As necessidades de sono são diferentes de pessoa para pessoa, além de variar muito conforme a idade do indivíduo. Por exemplo:

Bebês: em torno de 16 horas

3 a 18 anos: em torno de 10 horas

19 a 55 anos: em torno de 8 horas

Acima de 55 anos: em torno de 6 horas

 

3 – Homens sonham com outros homens 70% do tempo e mulheres sonham com homens e mulheres igualmente

Os sonhos e a atividade cerebral ainda são um grande mistério para a ciência. Embora já existam muitas pesquisas na área, o que se sabe é muito pouco perto de todo mistério a ser desvendado. Pesquisas apontam que os sonhos variam de pessoa para a pessoa, porém em média os homens sonham 70% do tempo com outros homens e mulheres sonham 50% do tempo com homens e 50% com mulheres.

 

4 – Nós só podemos sonhar com rostos que já vimos

Mesmo que não lembremos das faces que vimos em nossos sonhos, enquanto dormimos nós não podemos gerar imagens novas em nosso cérebro. Embora muitas vezes não associemos a pessoas conhecidas, podem ser rostos que vimos uma vez de passagem na rua ou há muito tempo atrás, o fato é que nosso subconsciente nos traz aos sonhos somente rostos já vistos anteriormente.

 

5 – É possível realizar várias atividades mesmo dormindo, inclusive crimes

Existem diversos tipos de distúrbios do sono. Um deles, particularmente, chama atenção: a parassonia. Em resumo, é a prática de atividades e movimentos anormais mesmo estando ainda dormindo. Alguns crimes já foram cometidos por pessoas em estado de parassonia, como dirigir dormindo, assassinar pessoas, estupros ou roubos.

 

6 – 12% das pessoas sonham somente em preto e branco

Uma vez esse número era muito maior. Porém, depois da invenção da televisão a cores, esse número diminuiu e mais pessoas começaram a sonhar colorido.

 

7 – Sonhar é normal

Sonhar é tão normal que, geralmente, pessoas que não sonham tem maiores chances de desenvolver distúrbios de personalidade ou doenças mentais.

 

8 – A posição que você dorme pode determinar sua personalidade

As 6 posições de sono mais comuns são:

Posição Fetal: (41%) – As pessoas que dormem na posição fetal, inicialmente, podem ser rudes, porém são amistosas e com o coração aberto.

Posição de Tronco:(15%) – Nesta posição as pessoas dormem retas como troncos de árvore, e normalmente são muito sociáveis.

Posição de C: (13%) – Dormem na posição de letra C, e são pessoas aparentemente abertas, no entanto, são muito desconfiadas.

Posição Soldado: (8%) – Posição de Sentido, como um soldado, são pessoas de perfil reservado.

Posição Estrela do Mar: (5%) – A pessoa dorme como uma estrela do mar, de braços e pernas abertas e de barriga para cima, são, em geral, ótimos ouvintes.

Posição Queda Livre: (7%) – Caracterizada por se posicionar de brucos e com os braços pra cima, são pessoas alegres e engraçadas.

9 – Mamíferos podem precisar de 2 horas a 22 horas de sono por dia

O sono é fundamental para todos os mamíferos, mas as necessidades podem variar para cada espécie.

 

Mamíferos que mais dormem:

Coalas: 22 horas por dia

Morcego marrom: 20 horas por dia

Pangolins: 18 horas ao dia

Mamíferos que menos dormem:

Girafas: 2 horas ao dia (em varias seções de 5 minutos a 10 minutos)

Corça: 3 horas ao dia

Elefante Asiático: 3 horas e 10 minutos ao dia

 

10 – Os golfinhos só dormem com a metade do cérebro

Quando estão dormindo, os golfinhos desligam somente metade de seus cérebros. A outra metade fica desperta para controlar os ciclos de respiração.

 

11 – É melhor ficar sem comer do que sem dormir

Um ser humano morre antes de privação de sono do que de fome. Em média, 15 dias sem comer levaria a morte, enquanto apenas 10 dias sem dormir pode matar uma pessoa.

 

12 - Pessoas cegas podem sonhar com imagens

As pessoas que nasceram cegas contam que, em suas experiências de sonho, veem imagens, sentem cheiros, ouvem sons, sentem toques e emoções.

 

13 – Nossos sonhos são facilmente esquecidos

Após 5 minutos acordados 50% dos nossos sonhos já foram esquecidos, e após 10 minutos cerca de 90% deles já se foi.

 

14 – Não dormir direito deixa a pessoa feia

A falta de sono reduz a liberação do hormônio do crescimento que, nos adultos, reduz os processos de regeneração celular. Isso resulta em flacidez, envelhecimento precoce, cabelo debilitado e um sistema imunológico enfraquecido. Além, é claro, do surgimento das olheiras.

 

15 – O olfato não é despertador

Você já parou para pensar como é possível que pessoas que estiveram presentes em incêndios não acordaram com o cheiro da fumaça? A nossa habilidade de reagir na presença de diferentes odores muda quando estamos dormindo. Isso foi comprovado durante um estudo conduzido pela Universidade Brown no qual os cientistas expuseram voluntários a uma variedade de cheiros enquanto eles dormiam.

Segundo os cientistas, assim que se encontravam em estado de sono profundo, os participantes não demonstraram qualquer tipo de reação, mesmo quando em contato com cheiros muito fortes. E isso foi observado, inclusive, quando os voluntários dormiam com um dispositivo que mantinha suas bocas fechadas e os forçava a respirar pelo nariz.

 

 

 

Referências:

16 curiosidades sobre sono que provavelmente você NÃO sabe. Disponível em: http://arqdosono.com.br/curiosidades-sobre-sono/ Acesso em: 31/03/19.

Conheça os hormônios que são liberados durante o Sono. Disponível em: https://alegriamaterna.com.br/conheca-os-hormonios-que-sao-liberados-durante-o-sono/ Acesso em: 31/03/19.

Oito fatos que você provavelmente não sabe sobre o sono. Disponível em: https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/oito-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-o-sono/ Acesso em: 31/03/19.

5 Curiosidades Interessantes Relacionadas com o Sono. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/44586-5-curiosidades-interessantes-relacionadas-com-o-sono.htm Acesso em: 31/03/19.